sábado, 2 de abril de 2011

História da marca INSULFILM™


Em 1980, o INSULFILM™ foi introduzido no Brasil como um acessório de estética para o setor automotivo.
Com a rápida aceitação no segmento automotivo e o sucesso cada vez maior do produto, gerando resultados surpreendentes, foi feita a introdução da linha de produtos do segmento arquitetônico. Além disso, ao final dos anos 80, o INSULFILM™ foi inserido nas principais capitais do país, captando uma carteira significativa de revendedores oficiais ativos no mercado, utilizando a marca com todo critério e qualidade.
Nessa época, a mídia impressa e a eletrônica passaram a se interessar por esse novo produto que surgia no mercado, o que permitiu a rápida popularização e fixação da marca junto ao consumidor. Assim, aINSULFIM™ passou a ser conhecida notoriamente por  película para aplicação em vidros automotivos (INSULFILM™ Automotivo) efachadas de edificações (INSULFILM™ Arquitetônico), levando-a a figurar no rol das marcas que, por sua qualidade e competência possuem significativo valor..
INSULFILM™ estendeu então a todos os revendedores dos seus produtos o direito de uso da marca, deixando-os a partir daí com a incumbência da comunicação com o consumidor final. Esta política de abertura da empresa trouxe consigo uma dificuldade, que hoje abrange todo o país: a questão da pirataria.
No início dos anos 90, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – proibiu o uso de filmes e películas em automóveis, devido à utilização indiscriminada de imitações, que não atendiam ao requisito básico proposta pelo órgão do governo. Assim, o grande segmento já desenvolvido ficou sem mercado regulamentado para atender. A proibição do uso da película automotiva foi mais um fator para a maioria dos revendedores existentes no mercado passarem a atuar de modo ilegal, adquirindo imitações contrabandeadas, simples rolos de plásticos com tinta e adesivo, de Taiwan, Índia, Coréia, e até Estados Unidos, o que reduzia tremendamente seus custos. O pior ainda estava por vir, pois comercializavam esses produtos de péssima qualidade com a denominação falsa de ‘INSULFILM™’.
Além disso, muitos ex-revendedores aproveitaram-se da identificação que o consumidor fazia entre película para aplicação em vidros e a marca INSULFILM™devido a sua significativa notoriedadee, também, vedaram o acesso do consumidor à embalagem do produto original, bem como às informações sobre seus benefícios técnicos, vulgarizando assim o mercado e prejudicando principalmente o consumidor, que confiava na imagem e qualidade da INSULFILM™.
A despeito do cenário estabelecido, a marca se manteve na memória do público consumidor, podendo sem sombra de dúvida ser considerada como "Top of Mind" e símbolo maior do produto.
Em 19 de novembro de 1998, após oito anos de um longo processo, aINSULFILM™ aprovou - junto aos órgãos competentes - a liberação do produto para uso em automóveis, com transparências moderadas. O CONTRAN regulamentou novamente o uso do INSULFILM™, com os devidos critérios quanto à transmissão luminosa, trazendo novamente à tona todo o critério e qualidade do produto na área automotiva.
Nesta ocasião, a INSULFILM™ propôs a todos revendedores a utilização da marca de forma autorizada, desde de que eles comercializassem e entregassem o produto original da marca, para não haver qualquer forma de prejuízo ao consumidor. Houve adesão por parte de alguns, porém surpreendentemente, após poucos meses, observamos que esses revendedores voltaram a esconder a embalagem do INSULFILM™original, utilizando-se cada vez mais de imitações e associando-as indevidamente à marca. O quê gerou em medidas extrajudiciais e judiciais em face destas revendedoras.
O ano de 1999 reservou mais algumas surpresas à empresa: inúmeras reclamações de consumidores enganados eram feitas ao PROCON pela má qualidade do teórico “INSULFILM”, por mau atendimento, etc. Entretanto, o PROCON constatou que o mau produto e os maus serviços eram prestados por comerciantes picaretas, que utilizavam meras imitações, e os consumidores passaram a saber que haviam sido enganados.
INSULFILM™ dirigiu seus esforços promovendo várias convenções em diversos estados do Brasil, na tentativa de mudar a mentalidade dos revendedores e reaproveitar a rede existente, mas o resultado foi inexpressivo, pois o mercado já estava totalmente viciado em vender qualquer película/plástico como se fosse o original INSULFILM™, enganando o consumidor e provocando inúmeros prejuízos para o mesmo.
Além de tudo, muitos revendedores nos propuseram que contrabandeássemos imitações, para que eles as vendessem utilizando-se apenas da marca INSULFILM™. Com a indecência da proposta, não nos restou alternativa que a de cortar definitivamente as relações comercias existentes no mercado. Iniciamos, então, o planejamento e adequação para o sistema de franquia, o que tem se mostrado um sucesso.
Diante do rompimento de relações comerciais, os revendedores passaram a utilizar sem autorização o bom conceito conquistado pela marca, pendurando na frente de seus negócios faixas com o nome ‘Insulfilm'.
REFORMULAÇÃO TECNOLÓGICA DO PRODUTO E A REESTILIZAÇÃO DA MARCA - E A RECONQUISTA DO SUCESSO.
No início de 2000, a INSULFILM™ fez grandes investimentos em pesquisa, tecnologia, parcerias nacionais e internacionais, aprimorando as qualidades técnicas de construção do produto. Inovou, adicionando componentes em sua composição, adaptando-os às condições climáticas e de segurança do Brasil e tornando o produto um Filme de Alta Performance para Vidros.
Com o sucesso industrial e a alta eficiência do produto, observou-se a necessidade de reestilização da marca, que deveria expressar todo o desenvolvimento do novo produto e, desmascarar quem utilizava a expressão ‘Insulfilm’ visando enganar o consumidor. Resolveu-se, então, criar uma nova logotipia, que evidenciasse o motivo da nova construção do produto e os objetivos da empresa, bem como reformular as embalagens, adicionando o certificado e o selo holográfico de autenticidade com garantia de produto e aplicação, que acompanham oINSULFILM™ original. É a verdadeira INSULFILM™ recuperando-se o mercado.
Em fevereiro de 2002, a marca foi licenciada para a ISC Poliéster Filmes Inteligentes, que inaugurou o WORK CENTER INSULFILM™ destinado ao reposicionamento da marca no mercado e estruturação da rede de franquias. Em Abril de 2002, foi implantada com sucesso a primeiraFranquia INSULFILM™ (loja piloto).
Com a constante conscientização dos nossos diversos públicos, consolida-se a marca INSULFILM™, cujo nome é associado à qualidade, tecnologia, proteção ao meio ambiente e respeito ao consumidor, ligada à modernidade e à inovação em produtos e serviços.
marca INSULFILM™ é a síntese de uma trajetória com origem e destino no cliente, aperfeiçoando-se no mercado brasileiro e alcançando respeitabilidade internacional. Agora também, UM CONCEITO SINGULAR DE NEGÓCIO NO SETOR.
Nosso sucesso, hoje, demonstra o empenho de profissionais especializados com muita garra, e de um consumidor moderno, que exige produtos e serviços cada vez melhores. Desta forma, estamos combatendo com muito sucesso a pirataria/picaretagem, seguindo em frente e obtendo cada vez mais clientes e revendedores oficiais, cujo senso de ética, de transparência e de qualidade alinham-se ao daINSULFILM™

3 comentários: